segunda-feira, 13 de abril de 2020

TAREFAS DE PORTUGUÊS - 13/04





Leia as reportagens a seguir depois copie e responda os exercícios abaixo no caderno de Português.


               


 Texto 1:
NÃO DÓI DIZER “POR FAVOR”, “OBRIGADO” E “BOM DIA”
Profissionais que lidam que lidam diretamente com o público reclamam que as pessoas que as pessoas estão deixando de lado a cordialidade.
(Laura Antunes)
Cariocas são bacanas, mas parte deles não gostam de dizer expressões como: obrigado, por favor, com licença e outras que demonstram civilidade. Como em toda metrópole, os dias são corridos e estressantes, o que, segundo alguns, acaba por embrutecer o comportamento de seus cidadãos, que deixam de lado a cordialidade. Mas profissionais que lidam diretamente com o público acham que o carioca deixou de ser amável e anda pouco educado. 
Porteiro diz que maioria se esquece de agradecer.
É o que comprova diariamente o paraibano Osvaldo Francisco do Nascimento, de 72 anos, 40 deles trabalhando como porteiro do Edifício Avenida Central, no centro, um dos mais movimentados do Rio, por onde passam cerca de cinco mil pessoas por dia. Segundo ele, a maioria dos que pedem informação se esquecem de agradecer:
__ Muitos são educados e agradecem quando dou uma informação, mas já me acostumei a ouvir “ô moço” em vez de “por favor”, e após receber a informação, a pessoa vira as costas. Em geral, as mais bem-vestidas são as que agradecem menos. Quando é uma pessoa mais humilde, ela diz obrigada.
A falta de civilidade também está no transito, quando os motoristas ignoram a faixa de pedestre, não usam seta ou avançam o sinal. Nas praças de alimentação de shoppings, por exemplo, segundo funcionários, é comum clientes acabarem de comer e deixarem os restos de comida nas bandejas sobre as mesas. E as cadeiras fora de lugar.
__ Nossos funcionários, dos executivos aos da limpeza, têm a consciência de recolher o lixo. Muitos clientes entram com folhetos nas mãos e jogam no chão, mesmo tendo lixeiras próximas. Na praça de alimentação, por onde circulam cerca de 20 mil pessoas por dia, temos atenção redobrada porque nem sempre elas colaboram, tirando as bandejas, mas em horas de maior movimento, esse simples gesto do cliente ajudaria – afirma o gerente de operações do Norte Shopping, Marcelo Assaf.
[ Fragmento de reportagem: ANTUNES, Laura. Não dói dizer “por favor”, Obrigado” e “bom dia”.In: O Globo, 11 set. 2005. P. 28 (adaptado) ]


Texto 2:
                         Cumprimentos
                          ( Célia Leão)
Cada país tem seu modus operandi, mas existem algumas regras que, geralmente, podem ser adotadas de maneira universal. Apertos de mão, por exemplo, devem sempre acontecer da pessoa com a primazia no cumprimento. Ou seja, a mulher estende a mão para o homem, o mais velho estende a mão para o mais jovem, o superior hierárquico na empresa estende a mão àquele abaixo de si na hierarquia.
Guarde os beijos para quando estiver cumprimentando pessoas de sua intimidade: não se beija alguém a quem
você acabou de ser apresentado. Beijos são igualmente inadequados em cumprimentos de nossa vida profissional. Ao ser apresentado a uma outra pessoa, evite a conhecida expressão “Muito prazer!” – ela sai falsa. Limite-se a um simpático “prazer conhecê-lo”. Expresse, porém, o seu prazer ao ser apresentado a alguém que é uma figura pública: um artista que você admire, um grande escritor, enfim, pessoas que você conhece por suas obras e trabalhos. Nesse caso, usa-se a expressão “Prazer em conhecê-lo pessoalmente!”
O homem jamais cumprimenta quem quer que seja sentado: em qualquer circunstância, ele deve sempre levantar. A mulher, socialmente, só se levanta ao cumprimentar um idoso, uma autoridade pública ou religiosa – as demais pessoas, ela cumprimenta sentada. Mas lembre-se: na vida profissional, mulher e homens levantam-se sempre, em qualquer circunstância, ao cumprimentarem quem quer que seja.
Modus operandi – modo de agir em determinadas situações.

INTERPRETAÇÃO DOS TEXTOS 

1. Qual o tema de ambos os textos?
a- ( x ) Ambos tratam de gestos de civilidade.
b- (   ) Ambos tratam da falta de educação.
c- (   ) Ambos tratam da ignorância.
d- (   ) Ambos tratam que a educação está em falta em todos os lugares.

2. Qual a diferença de abordagem desse tema entre os textos?

     a- ( x ) O texto 1 aborda a cordialidade; o texto 2, sob a perspectiva da etiqueta.
     b- (   ) O texto 1 aborda a educação; o texto 2, sob a ignorância.
     c- ( ) O texto 1 aborda o tema de como falar com os amigos; o texto 2, sob a perspectiva de como a mulher deve agir.
     d- (   ) O texto 1 aborda a ignorância; o texto 2, da educação no Brasil.

3. Qual a finalidade desse tipos de textos?
     a- (   ) Fazer um convite.
     b- (   ) ensinar a fazer uma comida.
     c- (   ) Divertir o leitor.
     d- ( x) Informar detalhadamente o leitor sobre um assunto/um acontecimento importante.

4. No trecho: “Guarde os beijos para quando estiver cumprimentando pessoas de sua intimidade: não se beija alguém a quem você acabou de ser apresentado.”
     a- (   ) Dar uma pausa.
     b- (   ) Dar ideia de continuidade.
      c- ( x ) Dar explicação.
     d- (   ) Interrogar sobre um assunto.

5. Escolha um dos textos e copie no caderno de caligrafia. Observe os parágrafos, as pontuações e as letras maiúsculas.




GRAMÁTICA

1. Dê o feminino correspondente aos substantivos abaixo.
    cavalheiro - dama
     genro - nora
     homem - mulher
     padrinho - madrinha
     mestre - mestra
     doutor - doutora
     elefante - elefanta
     conde - condessa
     poeta - poetisa
     príncipe - princesa
     ator - atriz
     maestro - maestrina
     barão - baronesa
     cavalheiro - dama
     imperador - imperatriz
     padrasto - madrasta

     juiz - juíza

     
    
2. Reescreva as frases abaixo passando-as para o plural.
a- A luz do conhecimento está acesa.
     As luzes do conhecimento estão acesas.

b- Quero comprar um livro sobre os habitantes do mar.
    Queremos comprar uns livros sobre os habitantes dos mares.

c- O autor inglês lançará seu livro na Bienal do Livro.
    Os autores ingleses lançarão seus livros na Bienal do Livro.

d- A escola está fechada por um dia.

     As escolas estão fechadas por uns dias.
    

3. Distribua os substantivos abaixo.

aranha – estudante - criatura – baleia -  esportista - vítima – pessoa – doente - águia - ídolo – onça – pianista 

Sobrecomum: criatura/ vítima/ pessoa/ ídolo

Epiceno: baleia/ onça/ águia/ aranha 

 Dois gêneros: estudante/ pianista/ esportista/ doente

4. Coloque o substantivo no grau diminutivo analítico.

Ilhota – ilha pequena
Portinhola – porta pequena
Ruela – rua pequena
Gotícula – gota pequena
Palacete – palácio pequeno
Lugarejo – lugar pequeno

Mureta – muro pequeno



5. Substitua a expressão destacada por uma única palavra.


a) O pequeno homem vestiu um grande chapéu.
     O homenzinho vestiu um chapelão.

b) Eles construíram um grande muro na China.
­­­­­­­­­­­­­­­­     Eles construíram uma muralha na China.

c) O grande esperto não passou pela pequena porta.
    O espertalhão não passou pela portinha.




6. Copie e troque o símbolo & pela pontuação correta:

                A professora dava aulas sobre o verbo e pediu que os alunos dessem um exemplo.  Um disse “bicicleta” , mas não era verbo Outro disse “plástico”, que não era verbo. Então Joãozinho disse “hospedar”. E a professora falou :
            Muito bem, Joãozinho Agora forme uma frase com esse verbo .
            E ele mandou 
             “Os pedar” da bicicleta são de plástico .