segunda-feira, 6 de abril de 2020

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS - COPIAR E RESOLVER NO CADERNO


1-  Classifique as palavras quanto ao som do X.

enxugar – enxoval – máximo – reflexo – existir – exigente – circunflexo – Auxiliadora
enxoval – rouxinol – aproximação – oxigênio – exército – exercício – táxi – trouxe –
baixinho – xampu – explorar – pirex – exemplo – exagero – durex – exame
A)   Escreva as palavras que o X tem o som de CH:
enxugar – enxoval – rouxinol – baixinho - xampu

B)   Escreva as palavras que o X tem o som de S/SS:
máximo – Auxiliadora – aproximação – trouxe - explorar

C)   Escreva as palavras que o X tem o som de CS:
            reflexo – circunflexo – oxigênio – táxi – pirex - durex

D)   Escreva as palavras que o X tem o som de Z:
              existir – exigente – exército – exercício – exemplo – exagero - exame


2- Separe as sílabas das palavras e identifique o dígrafo. Faça como o modelo.
nascer: nas- cer  /  sc
agulha: a – gu – lha/ lh
guerra: guer - ra / rr
queixo: quei - xo / qu
desenho: de - se - nho / nh
freguesia: fre - gue - si - a / gu
exceção: ex - ce  -  ção / xc
canhão: ca - nhão / nh
exceto: ex - ce - to / xc
grosso: gros - so / ss
acanhado: a - ca - nha - do / nh

3 - Complete as palavras com M ou N e reescreva-as.
a n tigo: antigo                              la m bada: lambada
armazé m : armazém                   ai n da: ainda
e m balar: embalar                       u m bigo: umbigo
bala n ço : balanço                       i n teresse: interesse
ca m po: campo                           ba n deira : bandeira
bo m beiro: bombeiro                  ca m po: campo

4- Responda:
a) Qual é o antônimo de bom? mau
b) Qual é o antônimo de bem? mal

5 -Complete as frases com MAU ou MAL.
a- Seu mau humor atrapalhou o passeio.
b- A garota parecia mal humorada.
c- O jogador teve um mau desempenho durante a partida.
d- O time da escola não jogou mal, mas não conseguiu vencer.
e- Os ônibus estavam em mau estado: sujos, vidros quebrados.

6 -  Passe as frases para o plural.
a- Puxa, mas que mau hábito!  Puxa, mas que maus hábitos!
b- A menina estava passando mal. As meninas estavam passando mal.

7-  Passe a expressão de lugar destacada para o começo e para o meio da frase, usando corretamente a  vírgula.
Há muito e muito tempo, ouve uma tremenda guerra entre as aves e os mamíferos nas florestas, savanas e montanhas africanas.
a-        Nas florestas, savanas e montanhas africanas, há muito e muito tempo, ouve uma tremenda guerra entre as aves e os mamíferos.
b-        Há muito e muito tempo, nas florestas, savanas e montanhas africanas, ouve uma tremenda guerra entre as aves e os mamíferos.


8- Empregue a vírgula no lugar correto.
Sandra, olhe a cobra!
Olhe a cobra, Sandra!

a- Papai, tem uma criança ali.
Tem uma criança ali, papai.

b- Alunos, prestem atenção!
Prestem atenção, alunos!

9- Complete as frases usando mas, más ou mais.
a-  Aquele cão late, mas não morde.
b-  As más atitudes dificultam a convivência.
c-  Ele saiu cedo de casa, mas chegou atrasado na escola.
d- O povo estava cansado de receber más notícias.
e-  Ame mais a sabedoria que a riqueza.
f-  Hoje fui ao mercado, mas estava fechado.
g-   Ana não acredita que suas amigas sejam más.

10- Complete as frases com para mim ou para eu.
a-   Comprei as figurinhas que faltavam para eu completar minha coleção.
b-   Minha avó trouxe um ovo de Páscoa  para mim de Cuiabá.
c-   A professora disse para eu aproveitar a quarentena e estudar em casa.
d-   Não vá sem mim ao cinema.
e-  Todos aqueles trabalhos são para eu revisar.
f-   Acho que eles estão olhando para mim.

g-    Tenho que ler bastante para eu escrever melhor.