1- Classifique as palavras quanto ao som do X.
enxugar – enxoval – máximo – reflexo – existir – exigente – circunflexo – Auxiliadora
enxoval – rouxinol – aproximação – oxigênio – exército – exercício – táxi – trouxe –
baixinho – xampu – explorar – pirex – exemplo – exagero – durex – exame
A) Escreva as palavras que o X tem o som de CH:
enxugar – enxoval – rouxinol – baixinho - xampu
B) Escreva as palavras que o X tem o som de S/SS:
máximo – Auxiliadora – aproximação – trouxe - explorar
C) Escreva as palavras que o X tem o som de CS:
reflexo – circunflexo – oxigênio – táxi – pirex
- durex
D) Escreva as palavras que o X tem o som de Z:
existir – exigente – exército – exercício – exemplo – exagero -
exame
2- Separe
as sílabas das palavras e identifique o dígrafo. Faça como o modelo.
nascer: nas- cer
/ sc
agulha: a – gu – lha/ lh
guerra: guer - ra / rr
queixo: quei - xo / qu
desenho: de - se - nho / nh
freguesia: fre - gue - si - a / gu
exceção: ex - ce - ção / xc
canhão: ca - nhão / nh
exceto: ex - ce - to / xc
grosso: gros - so / ss
acanhado: a - ca - nha - do / nh
3 - Complete as palavras com M ou N e reescreva-as.
a n
tigo: antigo la m bada: lambada
armazé m : armazém ai n
da: ainda
e m
balar: embalar u m
bigo: umbigo
bala n ço : balanço i n
teresse: interesse
ca m
po: campo ba n
deira : bandeira
bo m
beiro: bombeiro ca m
po: campo
4- Responda:
a) Qual é o antônimo de bom?
mau
b) Qual é o antônimo de bem?
mal
5 -Complete as frases com MAU ou MAL.
a- Seu mau humor atrapalhou o passeio.
b- A garota parecia mal humorada.
c- O jogador teve um mau desempenho durante a partida.
d- O time da escola não
jogou mal, mas não conseguiu vencer.
e- Os ônibus estavam em mau estado: sujos, vidros quebrados.
6 - Passe as frases para o
plural.
a- Puxa, mas que mau
hábito! Puxa,
mas que maus hábitos!
b- A menina estava passando
mal. As meninas estavam passando mal.
7- Passe a expressão de lugar
destacada para o começo e para o meio da frase, usando corretamente a vírgula.
Há muito e muito tempo, ouve
uma tremenda guerra entre as aves e os mamíferos nas florestas, savanas e montanhas africanas.
a-
Nas florestas, savanas e montanhas africanas, há muito e muito
tempo, ouve uma tremenda guerra entre as aves e os mamíferos.
b-
Há muito e muito tempo, nas florestas, savanas e montanhas
africanas, ouve uma tremenda guerra entre as aves e os mamíferos.
8- Empregue a vírgula no lugar correto.
Sandra, olhe a cobra!
Olhe a cobra, Sandra!
a- Papai, tem uma
criança ali.
Tem uma criança ali,
papai.
b- Alunos,
prestem atenção!
Prestem atenção, alunos!
9- Complete as frases usando mas, más ou mais.
a- Aquele cão late, mas
não morde.
b- As más
atitudes dificultam a convivência.
c- Ele saiu cedo de casa, mas chegou atrasado na escola.
d- O povo estava cansado de receber más notícias.
e- Ame mais a sabedoria que a riqueza.
f- Hoje fui ao mercado, mas
estava fechado.
g- Ana não acredita que suas amigas sejam más.
10- Complete as frases com para mim ou para eu.
a- Comprei as figurinhas que faltavam para eu completar minha coleção.
b- Minha avó trouxe um ovo de Páscoa para mim de
Cuiabá.
c- A professora disse para
eu aproveitar a quarentena e estudar em casa.
d- Não vá sem mim
ao cinema.
e- Todos aqueles trabalhos são para eu revisar.
f- Acho que eles estão olhando para mim.
g- Tenho que ler bastante para eu escrever melhor.